Após 39 semanas e 3 dias, nasceu o meu pequeno rebento!!
Toda a minha gravidez foi um acúmulo de emoções, umas mais positivas que outras. Quando decidimos engravidar nunca pensei que as coisas acontecessem como aconteceram...primeiro porque mudei de ideias várias vezes e da última vez, depois de termos estado a namorar, no banho saiu-me uma espécie de inicio de menstruação o que na altura até fiquei aliviada e disse ao meu marido que ainda queria esperar mais um pouco para engravidar, não sabendo eu que o meu pilas já tinha vencido a louca corrida dos espermatozóides até à meta final...o ovulo!
Três dias após esse acontecimento tive uma estranha sensação ao reparar que a menstruação já estava a escassear, foi então quase como de imediato tive a certeza que estava grávida, para o confirmar claro fui comprar um teste à parafarmácia...assim que cheguei a casa, nem pensei duas vezes, fiz o teste...resultado: POSITIVO!!! Sem exagero levei quase 1 hora a ir á casa de banho de 5 em 5 minutos confirmar o resultado do teste...até que me convenci do que estava a ver e telefonei ao meu marido...o meu pânico, espanto e apatia era tanto que apenas lhe disse: "Estou grávida" assim que ele atendeu o tlm...a resposta que obtive do outro lado foi de uma felicidade extrema...e eu parva...desliguei o telefone.
Assim que terminei de falar com ele fui ao laboratório de análises clinicas fazer o exame de gravidez através do sangue, pois não tive paciencia para esperar pela consulta do centro de saúde onde me passariam o exame para o fazer pela caixa...paguei 39€ por esse exame...mas tinha de o fazer!
No dia seguinte fui buscar o resultado com o maridão...confirmado: grávida de quase 4 semanas...nem podia acreditar! Tudo tinha acontecido tão rápido...deixámos de usar protecção e 2 semanas depois estava grávida...eu que me havia preparado para esperar 3 a 6 meses pela gravidez, engravidei sem sequer me esforçar...
Chorei...chorei 3 dias seguidos...um misto de emoções...não sabia se queria, mas sabia que não queria tirar...fiquei com medo, entrei em pânico tive muitos ataques de nervos e depois lá me fui habituando à ideia!
Quando já estava a entrar no modo de satisfação e contentamento por estar grávida e ir ser mamã cai outra bomba...a minha médica (o meu anjo da guarda de carne e osso) telefona-me a dizer que tinham chegado os resultados do rastreio bioquimico e que tinha dado uma elevada probabilidade do bebé sofrer de trissomia 21, mas para eu tentar não stressar porque ás vezes os resultados vêm com falsos positivos e que o importante era fazer a amniocentese, coisa que fui fazer logo no dia seguinte!
Escusado é dizer que não parei de chorar...primeiro porque estava assustada com a possivel confirmação do resultado e depois porque me sentia culpada pela tempestade de emoções que sofri no inicio da gravidez onde não sabia se realmente queria estar grávida!
Lá fomos os dois, armados em fortes mas a tremer que nem varas verdes por dentro. Cheguei lá, ainda ficaram na dúvida se me faziam ou não, pois como era novinha a probabilidade era pequena, no entanto, quando viram o resultado do rastreio decidiram avançar. Confesso que a agulha assusta mais do que doi, sente-se como uma picada de um mosquito e depois ela a mexer dentro da barriga, mas doer não doi...a parte mais chata penso que foi os 3 dias que tive que estar em casa de repouso absoluto de forma a evitar um aborto.
Três semanas....foi o tempo de espera para sabermos o resultado...3 semanas sem fazer planos...3 semanas a tentar não pensar que estava grávida...3 semanas de desespero! O resultado chegou por milagre...tinha ido ao hospital fazer a ecografia morfológica e quando fui perguntar se já tinham o exame disseram-me que tinha mesmo acabado de chegar...e deu Negativo!! Uffa...eu e o maridão quase subimos as paredes do alivio que foi...pronto...agora podiamos voltar a planear as coisas para o nosso pimpolho...!
Uns dias mais tarde lá fui eu para as urgências do hospital, não conseguia andar, tinha uma inflamação na pélvis, uma espécie de pubalgia que segundo o médico de serviço poderia indicar um parto permaturo...resultado: uma valente pica no rabo e muito descanço!
Na semana seguinte, lá fui eu para as consultas de rotina do centro de saúde, quando cheguei lá e após os procedimentos habituais (peso, tensão...) a médica foi ouvir o batimento cardiaco e fazer a medição do perimetro abdominal, quando fica surpresa por este ter crescido de forma esponencial...resultado: manda-me para o hospital para ser observada e fazer uma ecografia.
Na segunda-feira fui, como acordado, à consulta no hospital. Fizeram-me uma ecografia e confirmaram que realmente o perimetro abdominal estava aumentado, tinha excesso de liquído amniotico, alteração esta denominada por PoliHidramnios, que entre outras consequência pode causar parto permaturo com prolapso do cordão umbilical, resultado final fiquei internada, mandou-me dar entrada no dia seguinte logo de manhã para me fazerem exames e tentarem determinar a causa desta alteração...
Os dias foram passando, eu ora chorava, ora ria, mas nada, ninguém tinha respostas para me dar...não sabiam o que estava a causar pois todos os meus exames tinham dado negativo...uma semana depois tive alta passando a ser seguida desde então no Hospital como grávida de alto risco.
Já mais para o fim da gravidez começei a inchar que nem um peixe balão...fiquei horrivelmente redonda, mal conseguia andar, os meus pés e pernas simplesmente não dobravam...foi horrivel.
Ás 37 semanas começei a dilatar...como é obvio fiquei super contente pois pensei que o meu reguila fosse nascer mais cedo, mas falso alarme...eu andei...andei...andei...namorei...namorei...namorei...subi e desci escadas e nada...nada acontecia. Como estava cada vez mais inchada e a minha tensão não estabilizava, no dia 12 de Junho (4 dias antes da DPP) a minha médica, o meu anjo terrestre decidiu internar-me para provocar o parto.
Entrei no Hospital ás 8:20 da manhã.
Fui para a sala de parto por volta das 22:30, já com 7cm de dilatação...sem epidural e o meu baby com o queixo levantado a olhar para o coração da mamã.
Tentaram esperar para ver se ele encaixava mas nada disso...o coração da mamy era bem mais interessante...resultado CESARIANA!
Como fiquei com muitos espasmos musculares após que injectarem a anestesia tiveram que me por a dormir, o que para muita tristeza resultou em não ter ouvido o 1º choro do meu filho, mas felizmente despertei a tempo de o ver antes de o irem limpar :)
Ainda hoje me lembro de cada pormenor, de cada dor, de cada etapa...no entanto, não há nada comparável com o amor que se sente por um filho...Agora sim, consigo compreender a expressão "dava a vida pelo meu filho sem piscar os olhos 1 vez"...!
As maravilhas de ser mãe!

Sem comentários:
Enviar um comentário